Friday, September 15, 2006

Superstição



Segundo a Wikipédia e muito resumidamente, superstição é uma crença irracional sobre a relação causal entre certas acções ou comportamentos e ocorrências posteriores, como a crença comum no Brasil que quebrar um espelho causa sete anos de azar.


E a propósito da superstição, a qual eu não acredito em nada, seja para o bem ou para o mal, ofereceram-me um trevo de 4 folhas hoje de manhã!! Não é comum encontrar este trevo e alguém que conhecemos há pouco tempo vir ter connosco como se estivesse a oferecer uma flor!! Foi impulse.....de certeza!! Preferia que tivesse sido uma flor!

Confesso que a minha primeira reacção foi de admiração, gostei de ter recebido o trevo para eu colocar num vazinho em casa, mas depois.....fiquei tão intrigada...eu sei que representa sorte na vida, e por isso levou-me a pensar que mo deram por haver algum tipo de superstição! Pois deve ter sido, ora vejam a seguir o que retirei da Internet sobre o trevo:


São inúmeros os amuletos e talismãs usados para afastar o mau-olhado e o azar, trazendo sorte e protecção contra doenças e bruxarias: pé-de-coelho, figa, ferradura, e ainda podemos citar o
Trevo de 4 folhas.
O Trevo é uma planta herbácea cujas folhas são dotadas de três folíolos (folhas), e que crescem espontaneamente nas terras das regiões temperadas. Raramente é encontrado um Trevo de 4 folhas e, quando isto acontece, é interpretado como sinal de boa sorte. Por incrível que possa parecer, possuir um Trevo de 4 folhas traz sorte, possibilitando-se alcançar a realização de suas aspirações e desejos. Entretanto, para que o Trevo de 4 Folhas lhes dê sorte, o mesmo deve ser recebido de alguém e repassado para mais três pessoas.

Por que enviar 3 trevos para três pessoas?
Porque 3 é a Trindade. É o resultado da procriação do homem e da mulher que é o filho, formando o trio. 3 é o primeiro número perfeito e tem significação espiritual, sendo representado por um triângulo. O número 3, bem como seus múltiplos e submúltiplos, é um número mágico e aparece com frequência na Bíblia associado ao nome de JESUS.

Pense bem nisso! Acredite, vale a pena. Basta ter fé que esse amuleto poderá mudar a sua vida através de sua sorte. Todo amuleto tem o poder mágico de trazer sorte para as pessoas que nele acreditam.
Nunca te esqueças terás que o multiplicar por três isto é semear, esperar que cresça, colher os novos bolbos, semear de novo e ofereceres a quem desejares bem, e assim as tuas graças serão alcançadas.


E do que retirei e não coloquei aqui deu para ver que a superstição está associada à religião e que anda aí muita gente a fazer negócio à custa disto. Mas isto eu já sabia!!



Deixo aqui outras superstições mais comuns para os supersticiosos e curiosos:

Coceiras: Se a palma da mão coçar, é sinal que irá receber dinheiro.
Se a palma da mão esquerda é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer.
Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.

Elefantes: Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro.

Orelha: Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder.
Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.

Objectos perdidos: A maneira mais eficiente de encontrar algo que desapareceu é dar três pulinhos para São Longuinho.

Gatos: Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.
Acariciar um gato atrai boa sorte.
Ter um gato em casa atrai fortuna.
Se um gato dobrar suas patas e se deitar sobre elas deixando-as escondidas é sinal que uma tempestade está por vir.


Espelhos: Quem quebrar um espelho terá sete anos de azar.
Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma.
Ninguém deve se olhar também num espelho à luz de velas.
Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.


Guarda-chuva: Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.

Aranhas: Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

Brinde: Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, não brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês terão seus desejos invertidos.

Vassoura: Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta faz as visitas indesejáveis irem embora logo.
A vassoura deve ser guardada na posição vertical para evitar desgraças.
Crianças que montarem em vassouras serão infelizes.
Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade.

Número 13: O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.
Se uma sexta-feira cair no dia 13 de um mês é um mau sinal. Todo cuidado é pouco nesse dia.
O número treze é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o décimo terceiro andar.



XXiiiiiiiiii..........Tanta aranha que eu já matei!!
Quando chegar a casa vou expulsar o meu gato preto! Bem, por outro lado também já devo estar bem afortunada à custa dele! Não noto nada.
Aos espelhos que já parti o que eu chamo sorte deve ter outro nome.....eheheheh....a minha alma já deu o que tinha a dar! E quem nunca se olhou ao espelho com outra pessoa?!

Eu não acredito, mas respeito quem acredite! Não posso é deixar de brincar com isto!


O trevo de 4 folhas é bonito e raro e só por isso vou plantá-lo e regá-lo. Lembro-me que quando era pequenina andava sempre atrás de trevos de 4 folhas porque achava-o diferente, nem imaginava qual o seu significado, mas nunca o encontrei.
Até o poderia dar a alguém, mas se calhar estaria a contribuir para esta corrente de superstição.

Carpe Diem!! Be Happy!!


13 Comments:

Blogger Lurdes said...

Fizeste-me lembrar a minha infância... quantas vezes procurei no adro da igreja trevos de 4 folhas!!!! Diziam que dava sorte e as crianças acreditam em tudo... acho que nunca encontrei nenhum! O que talvez explique algumas coisas... Beijinhos

1:05 PM GMT+1  
Blogger asdrubal tudo bem said...

quem te deu esse trevo deve ser uma pessoa cheia de sorte fartei-me de procurar e nunca tive essa sorte. Parabéns por este post mesmo não acreditando neste tipo de coisas adora sabê-las

1:22 PM GMT+1  
Blogger Dina C said...

Já procurei muito por um trevo de 4 folhas, mas nunca encontrei.
Já brindei com algumas pessoas com copo que não tem alcool... deve ser por isso que o meu desejo não se realizou e eu não sabia porquê.
Tantas aranhas que eu já matei!!!
Já parti muitos espelhos, mas se cada um valer 7 anos de azar, talvez não viva o suficiente para pagar todo esse azar.
Haa! os gatos pretos... quando era pequena tive uns 4 ou 5 ... quanto à minha fortuna!...se calhar já a gastei.
De vez em quando também tenho comichão na palma da mão, mas o dinheiro que deveria de receber!... deve ter-se perdido pelo correio... ainda não chegou nenhum.
Comichão na sola do pé...haa!...tive antes de ir a Portugal de férias.
hahaha
Eu sei que há pessoas que acreditam em superstições, mas com todo o meu respeito, eu levo isto na brincadeira. :)
Bjokas

1:32 PM GMT+1  
Blogger amazing said...

Agora fizeste-me lembrar alguém que às vezes coloca curiosidades nos seus posts.

A pessoa que te deu isso quere-te bem. É um bom sinal. É tua amiga. E atambém deve ter dado a mias duas pessoas, certo?
A dos objectos perdidos é de ir às lágrimas.
Gatos pretos? Adoro!

E não fosse lá por coisas, ia jurar que já li um post sobre o "13".

Vais regar mesmo o trevo?
E achas que ele se vai aguentar?
É preciso muita SORTE.


Big beijo.

2:29 PM GMT+1  
Blogger CarpeDiemBeHappy said...

Sei que ele deu a mais uma pessoa aqui no trabalho.

Estás a duvidar das minhas capacidades Amazing?!!AiAiAiaiiii!!!

Com tanta gente a adorar o trevo é só pedir!!:):)Não sei é se ele chega ao destino em condições;)

2:50 PM GMT+1  
Blogger Sandra said...

Ehehehe... tive durante anos um gato preto, aliás adoro gatos pretos, mas n me trouxe fortuna nenhuma. :P

A dos objectos perdidos está o máximo !!

A outra da orelha vermelha e morder o dedo para q a pessoa q está a falar mal de nós morda a lingua tb está demais.

E pela quantidade de vezes que tenho comichão na palma da mão, já devia estar riquérrima...

Beijinhos :)

Ah, o tema que está no meu blog é o "Friday i´m in love" dos The Cure :)

2:53 PM GMT+1  
Blogger pensamentos_vagabundos said...

:)não sabia de muitas coisas dessas:)
vou voltar a este blog:)é bonito:)
beijo vagabundo

1:35 AM GMT+1  
Blogger José Alberto Mostardinha said...

Olá:

Bom, só resta deixar-te uma dica que é preencheres o Euromilhões, colocar o boletim debaixo do vaso com o trevo e.... já está, acabaram-se as chatices :-)

Entretanto desejo-te que passes um óptimo fim de semana.

Um beijo,

2:32 AM GMT+1  
Blogger sem-comentarios said...

Eu sou um pouco surpersticiosa :
- não passo por debaixo de umas escadas.
- Não posso ver tesouras abertas.

Acho que são apenas essas 2 coisas :)

de resto não acredito em amuletos,trevos,etc :)

se assim fosse, mta gente já estaria rica :p

Bjs e bom fim de semana *****

9:59 AM GMT+1  
Blogger José Manuel Dias said...

Sou céptico...pq acredito na força da razão. Fiquei, no entanto, a saber mais...Obrigado!
Bjs

9:21 PM GMT+1  
Anonymous Anonymous said...

Olá,
Porque não olhas o gesto como algo mais simples. Um impulso como dizes. Alguém que te olha e sente que és tu a pessoa merecedora de uma dádiva. Superstições valem o que valem. São interessantes como histórias, mas não as devemos valorizar demasiado. A vida somos nós que a construímos.
Por mim, também preferia uma flor, sobretudo se, em troca, me oferecessem um sorriso.

Galileu, Galilei

11:24 PM GMT+1  
Blogger CARMO said...

eu cá nãon sou superticioso, mas o pai dela dá-me azar...

4:34 PM GMT+1  
Blogger CarpeDiemBeHappy said...

Dá-te azar?!O pai dela?!!Não percebi.....só tens que ignorar e sorrir muito!!

5:23 PM GMT+1  

Post a Comment

<< Home